JUSTIFICATIVA
A E. E. Albertino Ferreira Drumond, preocupada em contemplar questões relacionadas ao meio que o aluno está inserido de forma participativa, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades, sentiu a necessidade de mostrar, via projeto, que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra.
Diante do exposto, destacam-se preocupações com o caráter, a dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
Temas recorrentes como coleta seletiva, preservação do mobiliário e patrimônio escolar serão contemplados e divulgados amplamente por fazerem parte do cotidiano escolar.
OBJETIVOS
• Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos, como na prática relativa ao ambiente escolar.
• Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
• Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
• Perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade..
• Promover concursos das melhores frases educativas para exposição no pátio da escola.
• Confeccionar jornal ecológico.
• Criar blogues para postagens de matérias relacionadas as atividades realizadas pelos alunos em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO
• Campanhas para a diminuição de embalagens plásticas ( com recursos do PDE).
• Elaboração , apresentação e distribuição de panfletos, folders, textos ( com recursos do PDE – se viável).
• Confecção de material visual ( faixas, cartazes etc) orientando sobre a conservação do mobiliário da escola, conservação da limpeza em sala de aula, desperdício de merenda etc., visando uma melhor qualidade de vida para o aluno.
• Elaboração de paródias relacionadas ao tema.
• Trilha ecológica ( Os alunos irão confeccionar cartazes, relatórios etc.).
• Confecção de blogues pelos alunos para a criação do jornais ecológicos online, folders, campanhas publicitárias etc.
• Confecção de roupas a partir de matéria reciclável para o desfile do REI E RAINHA DA SUCATA.
CULMINÂNCIA
21/05/2011
CRONOGRAMA:
28/03/2011 a– Oficinas em sala de aula
07/05/2011– Culminância do projeto na quadra da escola.EL
Oficina 01:
• Explicação do projeto.
• Criação de equipes de trabalho.
• Texto detonador.
Oficina 02:
• Montagem de campanhas ambientais (folders,panfletos, etc).
Oficina 03:
• Montagem de paródias ,poesias, cujo tema é a conservação e limpeza da sala de aula.
Oficina 04:
• Confecção de jornal ou informativo relacionado ao meio ambiente.
Todas as turmas do Ensino fundamental e Médio regular e EJA
Oficina 05:
• Confecção de roupas e acessórios com material reciclado para o desfile do REI E RAINHA DA SUCATA.
Todas as turmas do Ensino fundamental e Médio regular e EJA..
BIBLIOGRAFIA:
Revista Mundo Jovem
Blogue da Escola Perpétuo Socorro (http://escolaperpetuosocorro.blogspot.com)
Rede Brasileira de Educação Ambiental (http://rebea.org.br/)
AVALIAÇÃO:
SERÁ FEITA PELOS PROFESSORES ENVOLVIDOS E ALUNOS DA ESCOLA. A AVALIAÇÃO SERÁ QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Assinaturas:
Responsável pelo projeto: Edmirson José de Oliveira
Colaboradores: Ivani,Débora , Marinélia, Valdete, Valdirene, Aretusa
Diretor da escola:_______________________________________________________________
Supervisão: _______________________________________________________________
Data: 25/03/2011
A E. E. Albertino Ferreira Drumond, preocupada em contemplar questões relacionadas ao meio que o aluno está inserido de forma participativa, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades, sentiu a necessidade de mostrar, via projeto, que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra.
Diante do exposto, destacam-se preocupações com o caráter, a dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
Temas recorrentes como coleta seletiva, preservação do mobiliário e patrimônio escolar serão contemplados e divulgados amplamente por fazerem parte do cotidiano escolar.
OBJETIVOS
• Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos, como na prática relativa ao ambiente escolar.
• Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
• Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
• Perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade..
• Promover concursos das melhores frases educativas para exposição no pátio da escola.
• Confeccionar jornal ecológico.
• Criar blogues para postagens de matérias relacionadas as atividades realizadas pelos alunos em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO
• Campanhas para a diminuição de embalagens plásticas ( com recursos do PDE).
• Elaboração , apresentação e distribuição de panfletos, folders, textos ( com recursos do PDE – se viável).
• Confecção de material visual ( faixas, cartazes etc) orientando sobre a conservação do mobiliário da escola, conservação da limpeza em sala de aula, desperdício de merenda etc., visando uma melhor qualidade de vida para o aluno.
• Elaboração de paródias relacionadas ao tema.
• Trilha ecológica ( Os alunos irão confeccionar cartazes, relatórios etc.).
• Confecção de blogues pelos alunos para a criação do jornais ecológicos online, folders, campanhas publicitárias etc.
• Confecção de roupas a partir de matéria reciclável para o desfile do REI E RAINHA DA SUCATA.
CULMINÂNCIA
21/05/2011
CRONOGRAMA:
28/03/2011 a– Oficinas em sala de aula
07/05/2011– Culminância do projeto na quadra da escola.EL
Oficina 01:
• Explicação do projeto.
• Criação de equipes de trabalho.
• Texto detonador.
Oficina 02:
• Montagem de campanhas ambientais (folders,panfletos, etc).
Oficina 03:
• Montagem de paródias ,poesias, cujo tema é a conservação e limpeza da sala de aula.
Oficina 04:
• Confecção de jornal ou informativo relacionado ao meio ambiente.
Todas as turmas do Ensino fundamental e Médio regular e EJA
Oficina 05:
• Confecção de roupas e acessórios com material reciclado para o desfile do REI E RAINHA DA SUCATA.
Todas as turmas do Ensino fundamental e Médio regular e EJA..
BIBLIOGRAFIA:
Revista Mundo Jovem
Blogue da Escola Perpétuo Socorro (http://escolaperpetuosocorro.blogspot.com)
Rede Brasileira de Educação Ambiental (http://rebea.org.br/)
AVALIAÇÃO:
SERÁ FEITA PELOS PROFESSORES ENVOLVIDOS E ALUNOS DA ESCOLA. A AVALIAÇÃO SERÁ QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Assinaturas:
Responsável pelo projeto: Edmirson José de Oliveira
Colaboradores: Ivani,Débora , Marinélia, Valdete, Valdirene, Aretusa
Diretor da escola:_______________________________________________________________
Supervisão: _______________________________________________________________
Data: 25/03/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário