sexta-feira, 20 de maio de 2011

OFICINA 04



2ª e 3ª SÉRIES, 2º EJA – ENSINO MÉDIO
Temas: CRIAÇÃO DE FÁBULAS,CONTOS E POEMAS.



A FÁBULA DO LIXO QUE SE MULTIPLICAVA

Autor: Daniel Pereira

Lembram da história do Rei Midas, ganancioso como nenhum outro e que conseguia por meio de um desejo, que tudo que tocasse virasse ouro, inclusive a própria comida?
Pois bem, o homem moderno não deixa nada a desejar para o tal rei. É individualista, deseja que todas as coisas trabalhem para o seu próprio conforto e é acima de tudo ganancioso. Uma das maldições deste "rei" moderno é que tudo que toca se transforma também, mas não em ouro, e sim em lixo! Sim! Tudo é convertido em lixo e é esta a maldição que carregamos conosco.
Esgoto nos rios, gases tóxicos e poluentes na atmosfera, lixo em todos os lugares. Um simples lanche pode gerar tanto lixo quanto gerações anteriores nunca imaginariam. Tudo isto possui um custo, que hoje é ignorado pelas pessoas, afinal não é problema delas não é? Vem o caminhão de lixo e leva tudo para longe, a descarga carrega o que não presta e vamos assim vivendo. Para onde vai tudo isto? Quem se importa!? Esgotamento dos recursos naturais? Que besteira! O mundo é muito grande! Sempre terá mais matéria prima para criar ainda mais lixo...ou será que não?
A era do descartável talvez tenha sido um dos maiores erros da humanidade, pois não só as coisas físicas são descartáveis hoje como as idéias também.
Assim, em meio ao exército de lobotomizados, vamos caminhando a passos largos para nossa própria destruição. O que faremos para sair e tentar mudar as coisas? Vamos adotar o velho comodismo de sempre e nos mexer quando as coisas ficarem de maneira que nada mais se possa fazer ou prestar atenção para o que ocorre agora?
Para aqueles que desejam um futuro, que desejam poder sentar debaixo de uma árvore para repousar e não sentir o suave aroma do lixo, aqueles que amam nosso planeta, já que é aqui que seremos obrigados a ficar até o final de nossos dias, para aqueles que pensam nas gerações que virão, mexam-se! Reciclem o máximo que puderem, inclusive suas idéias!
Assim como o Rei que tudo transformava em ouro, até a própria comida, e acabou morrendo de fome, desejo um futuro em que não precisemos comer o produto de nosso lixo ou talvez morrer por decorrência deste. Mas para construirmos coisas belas, nunca necessitamos de mágica e sim de nossa espantosa criatividade e consciência de nós mesmos. Logo seria tão complicado mudarmos um atitude em troca de um futuro?

Refletindo sobre o texto
1. O autor cita o rei Midas no início do texto; uma história famosa que já foi contada e recontada várias vezes. O que ela tem a ver com o texto?
2. As coisas que o homem toca se tornam uma maldição, segundo o texto. Por quê?
3. As idéias sobre meio ambiente, colocadas no 3º parágrafo, fazem parte do senso comum ou são individuais. Justifique sua resposta.
4. Por que a era dos descartáveis é vista pelo autor como um grande erro?
5. O que podemos inferir do texto na sua íntegra?

TAREFA PARA BLOG

• Escrever um conto ou poema sobre o meio ambiente, podendo usar a experiência ou somente a imaginação.

• Montar uma fábula cuja temática seja voltada para a preservação ambiental

• Postar as produções nos blogs.

2 comentários:

  1. Olá! Passandu pra dizer que já postamos a OFICINA 04 .Depois dá uma visitinha lá...bjos

    ResponderExcluir
  2. Ed, já postamos a Fábula referente á oficina 4, BLz!?

    ResponderExcluir