segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TRABALHO PARA O 3º MÉDIO - EJA

Disciplina: Língua Portuguesa / Literatura - Valor da atividade: 20,0
Professor: Edmirson José de Oliveira - Valor alcançado: ____________
Natureza da atividade: Estudo Dirigido de literatura
Assunto: Literatura, gramática e redação
Data: ___/______/ 2011 TURMA: __________ 1º BIMESTRE

Nome: ________________________N.º:_____ / Nome; __________________N.º: ____


INSTRUÇÕES:
•Leia com atenção antes de responder as questões
•Respostas rasuradas serão invalidadas.
•Respostas com letra ilegível serão desconsideradas.


As questões 01 a 07 devem ser respondidas com base no texto a seguir. Leia-o atentamente antes de respondê-las.


Um homem também chora

Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura
Guerreiros são pessoas
São fortes, são frágeis
Guerreiros são meninos
Por dentro do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sonho
Que os tornem perfeitos
É triste ver esse homem
Guerreiro menino
Com a barra de seu tempo
Por sobre seus ombros
Eu vejo que ele sangra
Eu vejo que ele berra
A dor que traz no peito
Pois ama e ama
Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E a vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
(Gonzaguinha, EMI, 1983)


QUESTÃO 01
O tema do texto de Gonzaguinha está expresso pelas proposições que se seguem, exceto em:
a) A visão de trabalho expressa pelo autor constrói um conceito de homem autônomo, realizado e feliz, se ele tiver as condições objetivas que lhe garantam o próprio trabalho, e as honras que dele advém.
b) Tanto Gonzaguinha quanto alguns povos da Antigüidade vêem o trabalho como algo impuro, indigno e desprezível.
c) Ocorre no texto uma relação de intertextualidade com o pensamento Iluminista que defendia uma visão do trabalho capaz de afastar três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade.
d) Gonzaguinha, poeta popular, escreveu esse poemacanção num momento em que a realidade para a classe trabalhadora ainda não era tão grave, embora
já houvesse indícios das dificuldades do momento presente. Hoje, a realidade acentua as precariedades do mercado que impedem a realização do homem pelo trabalho.
e) Para que o homem possa ser feliz, é necessário que tenha trabalho, já que por ele todos os seus outros desejos serão alcançados: colo, carinho, lazer e felicidade.

QUESTÃO 02
O texto de Gonzaguinha faz refletir sobre o conceito de trabalho, sua historicidade e seu valor social. Houve época em que o trabalho foi visto como uma tarefa ultrajante e, portanto, destinada apenas aos escravos. Hoje, dentro da nova ordem mundial, a nova ameaça ao homem é de novo o trabalho, ou melhor, a falta dele. Entre as seguintes causas do desemprego ou da demissão em massa de trabalhadores, todas são verdadeiras, exceto:
a) a globalização;
b) a ausência de fronteiras entre povos e nações;
c) o alto nível de especialização dos trabalhadores;
d) a reconceituação dos processos de trabalho;
e) a presença da robótica e demais fenômenos tecnológicos.

QUESTÃO 03
Desde o primeiro verso do poema, encontram-se pistas que podem levar o leitor a concluir que o autor é, exceto:
a) um poeta;
b) um filósofo;
c) um sociólogo;
d) um cantor de MPB;
e) um jornalista.

QUESTÃO 04
Entre os recursos utilizados na argumentação do
texto, não se inclui:
a) a analogia;
b) a definição;
c) o contraste;
d) a prosopopéia;
e) a simbologia.

QUESTÃO 05
Entre os propósitos do autor no texto, não se inclui o de:
a) chamar a atenção explicitamente para as crises do novo mercado de trabalho;
b) chamar a atenção para as tragédias (matar / morrer) que se cometem pela vida ociosa ou sem o sentido do trabalho;
c) sugerir que uma série de problemas origina-se na violência gerada pela falta de trabalho para as populações;
d) reconceituar o trabalho como algo não só fonte de valor, mas, principalmente, determinado pelo seu caráter social;
e) alertar a classe trabalhadora da necessidade de sua organização para reinvindicar uma escola que a prepare para as novas demandas do mercado de trabalho.

QUESTÃO 06
Assinale a alternativa em que a afirmação sobre o verso "não dá pra ser feliz" não é pertinente.
a) O autor mistura construções lingüísticas próprias da oralidade com outras da escrita.
b) O verso (que se repete) funciona como refrão epoderia servir a todo trabalhador posto nas mesmas condições.
c) O texto pode ser visto como uma comprovação de que a realidade resulta de leituras objetivas e subjetivas dos fatos.
d) Trabalho, honra e dinheiro são necessidades fundamentais de todo homem, na visão do autor.
e) A forma "pra" (redução de para) presente nos versos finais, retoma a proposta inicial de quebra de paradigmas.

QUESTÃO 07
Considerando as especificidades do texto de Gonzaguinha, já que se trata de um texto-canção, todos os conceitos a seguir sobre o que seria escrever são pertinentes, exceto:
a) escrever é, como falar, uma atividade de interação;
b) escrever, na perspectiva da interação, só pode ser uma atividade cooperativa;
c) escrever é uma atividade contextualizada;
d) escrever é uma atividade que se manifesta em gêneros particulares de texto;
e) escrever é uma atividade que independe da retomada de outros textos.

QUESTÃO 08
(FCC-BA) Obra pré-modemista eivada de informações históricas e científicas, primeira grande interpretação da realidade brasileira, que, buscando compreender o meio áspero em que vivia o jagunço nordestino, denunciava uma campanha militar que investia contra o fanatismo religioso advindo da miséria e do abandono do homem do sertão. Trata-se de:
a) O Sertanejo, de José de Alencar.
b) Pelo Sertão, de Afonso Arinos.
c) Os Sertões, de Euclides da Cunha.
d) Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
e) Sertão, de Coelho Neto.

Questão 09
O autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma é um pré-modernista e aborda em seus romances a vida simples dos pobres e dos mestiços. Reveste seu texto com a linguagem descontraída dos menos privilegiados socialmente.
O autor descrito acima é:
a) Euclides da Cunha
b) Graça Aranha
c) Manuel Bandeira
d) Lima Barreto
e) Graciliano Ramos

Questão 10
Crítico feroz do Modernismo, grande incentivador da disseminação da cultura, defensor dos valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente, pela sua grande obra infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
O nome do autor a que se refere a alternativa acima é:
a) Lima Barreto
b) José Lins do Rego
c) Monteiro Lobato

Questão 11
Damos abaixo várias orações em que o sujeito está depois do verbo. Pluralize o sujeito e faça o ajuste necessário na forma verbal.
(Concordância verbo/sujeito)
O verbo concorda com o sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª).Exemplo
Ocorreu nos meses de agosto e setembro uma séria crise econômica.
Ocorreram nos meses de agosto e setembro sérias crises econômicas.
1. Nesta cidade acontece muita coisa esquisita.
2. Não creio que lhe interesse tal pormenor.
3. Vai aparecer método mais eficaz do que este.
4. Para que a medida se concretizasse, bastaria mais estímulo por parte do governo federal.
5. Não nos coube o benefício que a lei concedia.

Questão 12
PROPOSTA DE REDAÇÃO

Produzir um texto narrativo em que sejam desenvolvidos satisfatoriamente os elementos da narrativa. Sua história deve conter uma personagem para a qual o hábito de ler seja o diferencial que fez com que esta saísse da miséria em que vivia com a família. Escreva entre 20 e 25 linhas,




FOLHA DE RESPOSTAS
Gabarito

1. a( )b( )c( )d( )e( )
2. a( )b( )c( )d( )e( )
3. a( )b( )c( )d( )e( )
4. a( )b( )c( )d( )e( )
5. a( )b( )c( )d( )e( )
6. a( )b( )c( )d( )e( )
7. a( )b( )c( )d( )e( )
8. a( )b( )c( )d( )e( )
9. a( )b( )c( )d( )e( )
10 a( )b( )c( )d( )e( )


QUESTÃO 11
1. _____________________________________________________________________________
2. _____________________________________________________________________________
3. _____________________________________________________________________________
4. _____________________________________________________________________________
5. _____________________________________________________________________________


Redação:
____________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aluno(a): ___________________________________ Nº: ____
Aluno(a): ___________________________________ Nº: ____
TURMA: __________________ DATA: _______/_____/ 2011-08-18

VALOR DO TRABALHO: 20,0 – NOTA/ CONCEITO: _________________


OT : 20,0
MB : 17,0
B+ : 15,0
R : 10,0
F : 5,0
INSUF: 2,0 ou 0,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário